Em 2017, criamos a Associação de Pais Ícarus, com o objetivo de fortalecer a relação da escola com a comunidade e dar o suporte necessário para a criação da escola de ensino fundamental I.
Vivemos hoje a realização de um sonho: a construção de uma escola associativa de ensino fundamental I, dando continuidade ao legado do Jardim dos Jasmins.
A Associação promove diversas atividades como grupo de estudos, palestras, oficinas, atividades gratuitas e pagas sempre abertas a toda comunidade.
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Mas o que é uma escola Associativa?
Numa escola associativa a família, professores e associados são os responsáveis pela escola. Todos são convidados a participar coletivamente com o seu melhor. E ao participar, se responsabilizam por tomadas de decisões e ações efetivas na gestão da escola. As três instâncias (associação, familias e colegiado de professores), trabalham juntas e solidariamente, contribuindo para uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda sua diversidade. Assim, cada instância busca também seu próprio crescimento.
A Associação de Pais Icarus é a mantenedora da Escola Waldorf Jasmins de Ensino Fundamental I – anos iniciais, uma associação sem fins lucrativos, com o intuito de promover uma educação integral para as crianças.
“No que diz respeito à organização institucional, segundo os preceitos de Rudolf Steiner, as escolas Waldorf não devem receber influência por parte do setor público (pressões do governo), tampouco deveriam basear-se no lucro ou sofrer pressões das indústrias de livros didáticos. (…) As escolas Waldorf devem ser autoadministradas e independentes umas das outras (liberdade), e cada escola deve ser mantida por uma “Associação mantenedora”, composta inicialmente por seus fundadores sendo, posteriormente, agregados todos os pais que matricularem seus filhos na instituição (fraternidade). À Associação mantenedora compete responder juridicamente e manter economicamente o estabelecimento, uma vez que, através de suas deliberações são estipulados os salários dos docentes e discutidos os valores de contribuição dos pais. Por não visarem o lucro financeiro, a regra fundamental é que cada pai pague conforme suas possibilidades, não devendo ser deixados de lado aqueles que não podem pagar (igualdade).” – LANZ, 1990 apud PINTO, Juliana da Silva Sardinha. A escolha de escolas Waldorf por famílias das camadas médias. Dissertação de Mestra. Faculdade de Educação – UFMG. 2008. p. 24-25.
Faça Parte!
Uma escola associativa, ou comunitária, não é um caminho fácil: exige das famílias, professores e associados um grande envolvimento se compararmos com o nível de comprometimento que a maioria dos pais e professores têm hoje com as escolas, mas certamente é muito mais rico.
As escolas Waldorf pertencem às comunidades que as criam. Neste sentido, podemos considerá-las como escolas públicas de fato e é isso que as tornam tão cheias de possibilidades.
Acompanhe nossa programação e participe!