Assembléia Geral da API 2021

Como parte das ações da Associação de Pais Ícarus, foi realizada, no dia 31 de julho, a Assembleia Geral Ordinária de 2021, aberta à toda comunidade. De grande importância para a Associação, as assembleias são momentos especiais onde é mostrado todo o trabalho realizado, trazendo a público o balanço financeiro, atividades, metas e necessidades da instituição.

A Associação de Pais Ícarus é mantenedora do ensino fundamental da Escola Waldorf Jasmins e desde 2019 se empenha em construir uma escola acolhedora, fruto de trabalho coletivo, onde todos são parceiros nesta construção. É também responsável por administrar os recursos financeiros e garantir que todas as atividades pedagógicas da escola estejam alinhadas aos princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf. Assim, apoiada no conceito de Trimembração Social, a organização da nossa escola se dá da seguinte maneira:

A primeira esfera é a pedagógica, formada pelos professores, que está relacionada ao âmbito cultural-espiritual. O princípio básico é a liberdade”. A segunda esfera é a socioeconômica constituída pelos pais, famílias e alunos, que trata das necessidades financeiras da instituição. O princípio básico é a fraternidade. A terceira esfera é a administrativa que é representada pela associação mantenedora, que regulamenta a vida institucional por meio da normatização dos direitos e deveres. O princípio básico é a igualdade”.

Existem grandes desafios que o modelo de escola associativa traz, mas a API acredita que uma escola viva e capaz de atender as necessidades das crianças em sua integralidade, pede o envolvimento de toda comunidade, que então passa a entender novamente o espaço da escola como seu, como lugar de presença, de trabalho coletivo e construção.

Para conhecer mais sobre a Escola Waldorf Jasmins e sobre a Associação de Pais Ícarus, acompanhem nossas redes sociais ou marque uma visita presencial. Conheça os espaços do Jardim de Infância e do Ensino Fundamental de anos iniciais.