1ª Jornada da Educação Waldorf no ABC – com Professora Tuti

Cuidando de Pais e Filhos

“Meus filhos não me atendem” “E os meus não me escutam” E agora?

Como parte das ações da 1ª Jornada da Educação Waldorf no ABC, a professora Tuti aborda um assunto de grande interesse às famílias: a possibilidade de promover uma relação saudável, positiva e integrada aos conceitos da antroposofia e pedagogia Waldorf na educação dos filhos.

Nessa perspectiva é importante ressaltar que numa escola Waldorf os educadores trabalham em conjunto com as famílias, pois as escolas Waldorf têm como meta básica fazer com que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos. Escola e família trabalham conscientemente para a formação harmoniosa das crianças. Para isso, desde o momento da matrícula, a escola deixa claro aos pais qual é a proposta pedagógica. Os pais, então, de posse desse material, podem refletir e tomar uma decisão consciente sobre a futura educação de seus filhos, participando assim, ativamente, desse processo.

E neste momento, em que o mundo vive um processo de mudanças e que a rotina das famílias passa por drásticas transformações, assim como a escola, um espaço como este, de troca e aprendizagens se faz necessário para nos equilibrarmos e nos autoeducarmos.


“Teremos de ter paciência…
Com a própria autoeducação…
Quem não puder suportar ser inábil e fazer primeiro as coisas de maneira pouco inteligente e imperfeita, esse não conseguirá jamais fazê-las na perfeição de dentro para fora.”
Rudolf Steiner

Tuti é professora, artista e arteira. Trabalha com pequeninos, crianças, jovens e adultos. Por meio da Pedagogia do Encontro, vem desbravando e pavimentando, junto com seus alunos, caminhos para que todos (e ela mesma!) descubram e ponham em uso as preciosas capacidades de que dispõe, hoje e sempre!